Gárgula (OSE)

"Há mil anos,
a superstição e a espada governavam.
Foi uma época de trevas.
Foi um mundo de medo.
Foi a era dos gárgulas.
Estátuas durante o dia,
guerreiros durante a noite.

(...)
Somos os defensores da noite.
Somos os gárgulas.
"

Gárgulas são monstros humanoides que viram estátuas de pedra durante o dia, mas voltam a ser de carne e osso durante a noite. Com suas asas, planam pelos céus noturnos. Costumam viver em clãs.

Requisito primário: FOR
Requerimentos: FOR 9, CON 9
Dado de Vida: d8
Nível máximo: 10
Armaduras: somente escudos
Armas: todas
Linguagens: alinhamento, comum

Combate

Embora sejam humanoides, gárgulas tem uma estrutura anatômica diferente da dos humanos e povos assemelhados, isso sem contar suas asas, o que os impede de usar armaduras. Guerreiros natos, gárgulas podem usar escudos para se proteger, e sabem usar qualquer arma. Além disso, suas garras naturais e sua longa cauda preênsil permitem-lhes causar d4 de dano em ataques desarmados.

Pele Dura

A pele dos gárgulas é mais dura que a de um humano, embora ainda possam ser feridos e sangrarem; ela confere-lhes Classe de Armadura natural de 5 [14].

Asas

Gárgulas possuem asas; elas não permitem-lhes voar, mas sim planar com as correntes dos ventos; logo, sua velocidade de vôo dependerá da presença de bons ventos no momento. Em condições normais, gárgulas podem planar com o dobro da velocidade com que podem andar (que é a mesma de um ser humano). Para alcançar lugares altos de onde podem se lançar aos céus, gárgulas podem (com suas garras) escalar superfícies como um ladrão de mesmo nível.

Visão na Penumbra

Gárgulas podem ver muito bem durante a noite e com pouca luz, a uma distância igual ao dobro do que um humano pode ver durante o dia.

Sono de Pedra

Gárgulas viram pedra com o raiar do sol, voltando à forma de carne durante a noite. Estão vulneráveis durante o dia, mas recuperam todos os seus Pontos de Vida ao despertar após o pôr-do-sol. Esta é a única maneira deles recuperarem Pontos de Vida com descanso.

Clã

A partir do 5º nível, um gárgula pode assumir a liderança de seu clã, ou iniciar o seu próprio clã. Pelo menos 1d4 gárgulas de 1º nível, recém-chocados de seus ovos, o seguirão.

Fortaleza

A partir do 9º nível, um gárgula poderá assumir, para si mesmo e para seu clã, uma fortaleza, que jurará defender, pelo bem daqueles sob sua responsabilidade. Pelo menos 1d4+2 gárgulas de 1º nível unir-se-ão ao seu clã.

Tabela

Nível XP DVs TAC0 Morte/Veneno Varinhas Paralisia/Petrificação Baforada Feitiços
1 0 1d8 19 [0] 13 14 12 15 16
2 1.800 2d8 18 [+1] 13 14 12 15 16
3 3.600 3d8 17 [+2] 13 14 12 15 16
4 7.200 4d8 16 [+3] 11 12 10 13 14
5 14.400 5d8 15 [+4] 11 12 10 13 14
6 28.800 6d8 14 [+5] 11 12 10 13 14
7 57.600 7d8 13 [+6] 9 10 8 10 12
8 108.000 8d8 12 [+7] 9 10 8 10 12
9 228.000 9d8 11 [+8] 9 10 8 10 12
10 348.000 9d8+2 10 [+9] 7 8 6 8 10

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